Mulher natureza. Mulher abençoada.
Quando observamos a natureza compreendemos claramente a natureza cíclica da vida – da semente ao fruto, da larva à borboleta, da lua escura à plenitude da lua cheia, do verão ao outono – a existência não é uma linha reta onde saímos de um ponto para chegar a outro. A vida acontece em ciclos, alternamos momentos de expansão com contração.
Esse é um dos princípios básicos do Ayurveda.
Segundo essa ciência, enquanto os homens são solares, as mulheres se movem junto com o ritmo da lua, seguindo as fases do ciclo menstrual. O nosso útero é o eixo central por onde orbitamos. Quer tenhamos consciência deste fato ou não, todos nós estamos debaixo deste guarda-chuvas.
Aprender a experienciar essa ciclicidade é fundamental para ressignificarmos a nossa estória e desfrutarmos de uma vida plena de propósito e sentido.
A inglesa Miranda Gray, autora do clássico Lua Vermelha, desenvolve um incrível trabalho que nos ensina a trilhar este caminho de volta para casa conhecido como Benção do Útero. Este encontro, onde milhares de mulheres se reúnem em meditação – são mais de 150 países, acontece 5 vezes ao ano, no pico da lua cheia. Em cada encontro experimentamos a conexão com um arquétipo da nossa ciclicidade:
DONZELA
representa a fase pré-ovulatória, ou seja, do fim do período menstrual até o período antes do início da nova ovulação. Está associada à lua crescente, é uma fase de energia inspiradora, dinâmica, de iniciativa e se relaciona à primavera.
MÃE
representa o período da ovulação, e aqui nos conectamos com a força do acolhimento, da partilha e da doação. Está ligada à lua cheia, uma fase com energias intensas para criar, sustentar, fortalecer e acolher. Representada pelo verão, as forças da mãe nos conectam também com a força da sexualidade.
FEITICEIRA
representa a fase pré-menstrual. Está ligada à lua minguante e à diminuição da energia física e a reconexão com a força da intuição. Está associada às energias do outono, quando aprendemos também a nos desapegar do velho, a deixar cair as folhas secas
ANCIÃ
representa a fase da menstruação. Está ligada à lua nova, a um período que a mulher retira energias do mundo físico e terreno para levar sua consciência ao mundo espiritual. Dedicado a rezar, meditar e descansar. Uma fase onde as qualidades do inverno nos pedem por descanso para nos prepararmos para a renovação.
A Benção do Útero acontece aqui no Lótus guiada pela moon mother Sônia Alves.
Fique ligado nas próximas datas deste ano e já reserve na sua agenda essa experiência tão transformadora!